os 5 princípios do Reiki

os 5 princípios do Reiki

 

 

OS 5 princípios do Reiki

O verdadeiro reikiano será aquele que aplica estes princípios no seu dia a dia, crendo no fluir da energia universal e aplicando-a em tudo o que faz.

Parece-me que vale bem a pena parar um pouco e meditar sobre estes princípios tão simples e, ao mesmo tempo, tão profundos.

A cura mais importante é a do espírito.”

Faltara preparar o espírito daqueles homens para uma nova forma de vida. Faltara ensinar-lhes como obtê-la.

Foi então que Mikao Usui, baseando-se em pensamentos do Imperador Meiji (governante do Japão naquela época, por quem nutria grande admiração), criou os cinco princípios do Reiki, as cinco normas de vida:

  • Só por hoje, não me preocupo.

"Preocupar-se é esquecer que há um propósito divino universal em tudo o que acontece", foi o que aprendi e continuo a aprender. Não adianta lamentarmos o que passou ou nos preocuparmos com o que poderá vir. O passado foi criado conforme o que dispunhamos então e o futuro criamo-lo neste momento. E a cada passo dado com amor, benevolência e pureza de atitudes e pensamentos, só poderemos criar um futuro melhor. Tudo o que chega até nós e onde nós chegamos, nos traz algo de útil para a nossa caminhada.

 

  • Só por hoje, não me zango.

A irritação e a raiva desarmonizam e criam doenças no corpo. Seria de grande sabedoria aprendermos a tranformar estas energias, lidando construtivamente com elas.

 

  • Só por hoje, trabalho honestamente.

Se trabalharmos, assim como tudo o resto, honestamente e com consciência, estaremos antes de mais a aumentar o nosso amor próprio. Sentimo-nos bem com a vida e o que nos rodeia, o que irradiará harmonia na nossa vida.

 

  • Só por hoje, mostro-me grato por tudo.

Quando tomamos a atitude da gratidão, sentindo-nos agradecidos por tudo o que recebemos e aquilo que confiamos nos ser fornecido a todo o momento, atrai a abundância porque a aceitamos como parte integrante da nossa vida e de tudo o que nos envolve. Se no nosso inconsciente acreditamos que não merecemos os bens e a riqueza, estaremos a bloquear o fluxo da abundância.

  • Só por hoje, respeito todos os seres.

Mostrar amor e respeito por todos os seres é amar e respeitar a nós mesmos." Somos todos um só. Somos todos parte da mesma energia. Porquê maltratarmo-nos? Porquê atrair vibrações mais baixas sendo mesquinhos e julgando os outros? Respeitemos o próximo, respeitemos a nossa própria condição. O uso deste princípio na nossa vida trará indubitavelmente a harmonia até nós. Será a própria criação.

 

 

 

               

Nós somos os co-criadores de nossa vida e está na hora de assumir esta responsabilidade.