GRANDES NOMES E AS TERAPIAS

Criar um Site Grátis Fantástico
GRANDES NOMES E AS TERAPIAS

Carl Gustav Jung                    

Acho que meus pensamentos giram em torno de Deus como os planetas em torno do Sol, e são da mesma forma irresistivelmente atraídos por ele. Eu me sentiria como o maior pecador querer opor uma resistência a esta força. (...) compreendi que Deus - pelo menos para mim - era uma das experiências mais imediatas. C.G.Jung, "Memórias, Sonhos, Reflexões"; ed. Nova Fronteira.

"O que não enfrentamos em nós mesmos encontraremos como destino".

Tudo o que aprendi levou-me, passo a passo, a uma inabalável convicção sobre a existência de Deus. Eu só acredito naquilo que sei. E isso elimina a crença. Portanto, não baseio a Sua existência na crença... eu sei (grifo original) que Ele existe; C.G.Jung, "Entrevistas e Encontros"; ed. Cultrix.

"Quem olha para fora sonha; Quem olha para dentro acorda”.

"O homem que apenas crê e não procura refletir esquece-se de que é alguém constantemente exposto à dúvida, seu mais íntimo inimigo, pois onde a fé domina, ali também a dúvida está sempre à espreita. Para o homem que pensa, porém, a dúvida é sempre bem recebida, pois ela lhe serve de preciosíssimo degrau para um conhecimento mais perfeito e mais seguro".

A NORMALIDADE - "Ser normal' é o ideal dos que não têm êxito, de todos os que ainda se encontram abaixo do nível geral de adaptação. Mas para as pessoas dotadas de capacidade acima da média, que não encontram qualquer dificuldade em alcançar êxitos e em realizar sua cota-parte de trabalho no mundo, para estas pessoas a compulsão moral a não serem nada senão normais significa o leito de Procusto: mortal e insuportavelmente fastidioso, um inferno de esterilidade e de desespero.”.

"O amor mata o que éramos, a fim de que surja o que não éramos. O amor é para nós como uma morte".

O fiel não pode contestar o fato de que há "somnia a Deo missa" (sonhos enviados por Deus) e iluminações da alma impossíveis de serem remetidas a causas externas. Seria uma blasfêmia afirmar que Deus pode se manifestar em toda a parte, menos na alma humana; C.G.Jung, "Psicologia e Alquimia"; ed. Vozes.

"Paga-se mal a um mestre enquanto se permanece discípulo". Em carta a Freud, do qual dissidiu.

SONHOS - "O sonho chega como a expressão de um involuntário processo psíquico inconsciente, além do controle da mente consciente. Mostra a verdade interior e a realidade do paciente como efetivamente ela é: não como eu conjecturo que seja e não como ele gostaria que fosse, mas como é.”.

"Onde o amor governa, não há desejo de poder; e onde o poder predomina, falta amor. Um é à sombra do outro" in Psicologia do inconsciente

Tratando-se de um estado subjetivo, cuja existência não pode ser legitimada por nenhum critério exterior, nenhuma tentativa posterior de descrição e explicação será bem sucedida, pois só quem fez tal experiência poderá compreender e testemunhar tal realidade. A "felicidade", por exemplo, é uma realidade importante e não há quem não a deseje; no entanto, não há qualquer critério objetivo para testemunhar a existência indubitável dessa realidade. Assim, justamente nas coisas mais importantes é que devemos contentar-nos com nosso julgamento subjetivo. C.G.Jung; "Psicologia e Alquimia"; ed. Vozes.

METODOLOGIA CIENTÍFICA - "`Se o homem errado utilizar o método certo, o meio certo operará errado'. Esta sentença, infelizmente verdadeira, da sabedoria chinesa, opõe-se da maneira mais brutal à fé que professamos no método `certo', sem levar em conta o indivíduo que o utiliza." "Não é o diploma médico, mas a qualidade humana, o decisivo.”.

"Os dados reais não mudam quando aplicamos a eles outros nomes. Só nós poderíamos, casualmente, ser afetados. Se alguém concebesse "Deus" como um "puro nada", de nada atingiria. o princípio que nos ultrapassa. Continuaríamos tão possuídos por Ele como antes".

Faço meus pacientes entenderem que tudo o que lhes acontece contra a vontade deles é fruto de uma vontade superior. (...) Deus nada mais é do que essa força superior em nossa vida; C.G.Jung; "Entrevistas e Encontros"; ed. Cultrix.

AUTO-REPRESSÃO - "O homem que não atravessa o inferno de suas paixões também não as supera. Elas se mudam para a casa vizinha e poderão atear o fogo que atingirá sua casa sem que ele perceba. Se abandonarmos, deixarmos de lado, e de algum modo esquecermo-nos excessivamente de algo, corremos o risco de vê-lo reaparecer com uma violência redobrada.”.

"Não sei dizer como é um homem que desfrute de completa auto- realização porque nunca vi nenhum. Antes de buscar a perfeição, devemos viver o homem comum, sem automutilação." (C. G. Jung)

O INCONSCIENTE - "O inconsciente sabe mais que o consciente, mas seu saber é de uma essência particular, de um saber eterno que, frequentemente, não tem nenhuma ligação com o `aqui' e o `agora' e não leva absolutamente em conta a linguagem que fala nosso intelecto."

O homem necessita de uma vida simbólica... Mas não temos vida simbólica... Acaso vocês dispõem de um canto em algum lugar de suas casas onde realizam ritos, como acontece na Índia? Mesmo as casas mais simples daquele país têm pelo menos um canto fechado por uma cortina no qual os membros da família podem viver a vida simbólica, podem fazer seus novos votos ou meditar. Nós não temos isso... Não temos tempo, nem lugar... Só a vida simbólica pode exprimir a necessidade do espírito - a necessidade diária do espírito, não se esqueçam! E como não dispõem disso, as pessoas jamais podem libertar- se desse moinho - dessa vida angustiante, esmagadora e banal em que as pessoas são "nada senão"; C.G.Jung; citado em "Ego e Arquétipo"; ed. Cultrix.

"O sonho é uma porta estreita, dissimulada no que tem a alma de mais obscuro e de mais íntimo; abre-se sobre a noite original e cósmica que pré formava a alma muito antes da existência da consciência do eu e que a perpetuará até muito além do que possa alcançar a consciência individual." (C.G. Jung).

REALIDADE E IMAGINAÇÃO - "Todo processo psíquico consiste numa imagem e num ser que está imaginando, senão nenhuma consciência poderia existir e o evento não teria fenomenalidade. Também a imaginação é um processo psíquico, e por isso é completamente fora de propósito perguntar-se se a iluminação (o satori, por exemplo) é `real' ou `imaginária'.”.

"Não acredito em Deus, eu O conheço."

O FENÔMENO UFO - "Ela [a humanidade] projeta então o símbolo unificador nos céus. Através desta projeção torna-se `numinoso' e provido de forças míticas, e transforma-se no mito do salvador... mas considerando que os UFOs fossem fenômenos reais, materiais, de natureza desconhecida, neste caso poderia ser um fenômeno sincronístico (...). A situação psíquica da humanidade, por um lado, e o fenômeno dos UFOs como realidade física do outro, não tem relação causal que possa ser reconhecida, mas parecem coincidir de forma significativa.”.

"Um homem que nunca tenha atravessado o inferno de suas paixões, nunca as superou”.

Os sonhos fornecem informações extremamente interessantes a quem se empenhar em compreender o seu simbolismo. O resultado é verdade, pouco tem a ver com preocupações mundanas como comprar e vender. Mas o sentido da vida não é explicado pelos negócios que se fez, assim como os desejos profundos do coração não são satisfeitos por uma conta bancária; C.G.Jung; citado em "O caminho dos sonhos", Marie- Louise von Franz; ed. Cultrix.

EDUCAÇÃO - "Quanto menos os pais aceitem seus próprios problemas, tanto mais os filhos sofrerão pela vida não vivida de seus pais e tanto mais serão forçados a realizar tudo quanto os pais reprimiram no inconsciente."

"Nenhuma circunstância exterior substitui a experiência interna. E é só à luz dos acontecimentos internos que entendo a mim mesmo. São eles que constituem a singularidade de minha vida". C.G.Jung, "Entrevistas e Encontros"; ed. Cultrix.

"Todos nós nascemos originais e morremos cópias"

O MAL - "Quem, por conseguinte, desejar encontrar uma resposta ao problema do mal, tal como é colocado hoje em dia, necessita em primeiro lugar de um conhecimento de si mesmo, isto é, de um conhecimento tão profundo quanto possível de sua totalidade."

“... esquecemos-nos do fato milenar de que Deus nos fala, sobretudo através de sonhos...". C.G. Jung; "O Homem e seus Símbolos"; ed. Nova Fronteira.

A RAZÃO E O ESTADO - "Quanto mais predomina a razão crítica, mais a vida se empobrece; mas quanto mais aptos formos a tornar a consciente o que é inconsciente e o que é mito, maior parcela de vida integraremos. Sobrestimar a razão tem algo em comum com poder absoluto do Estado: sob sua dominação o indivíduo perece.”.

"Erros são, no final das contas, fundamentos da verdade. Se um homem não sabe o que uma coisa é, já é um avanço do conhecimento saber o que ela não é." (Carl Jung).

"Os sonhos algumas vezes podem revelar certas situações muito antes de elas realmente acontecerem". C.G.Jung, "Entrevistas e Encontros"; ed. Cultrix.

PSICOTERAPIA - "O terapeuta deve perceber a todo instante o modo pelo qual reage em confronto com o doente. Não se reage só com o inconsciente. É necessário perguntar sempre: `como meu inconsciente vive esta situação? ' É preciso, pois, tentar compreender os próprios sonhos, prestar uma atenção minuciosa em si mesmo e observar-se tanto quanto ao doente, senão o tratamento poderá fracassar.”.

"A estrutura da psique é, de fato, tão contraditória ou contrapontística, que não deve existir constatação psicológica ou proposição genérica alguma, que não nos obrigue imediatamente a fazer também a afirmação do seu oposto" In a prática da psicoterapia.

FREUD - "Freud nunca se interrogou acerca do motivo pelo qual precisava falar continuamente sobre sexo, porque esse pensamento a tal ponto se apoderara dele. Nunca percebeu que a `monotonia da interpretação' traduzia uma fuga diante de si mesmo ou de outra parte de si que ele teria talvez que chamar de `mística'. Ora, sem reconhecer esse lado de sua personalidade, era-lhe impossível pôr-se em harmonia consigo mesmo. (...) Ele tornou-se vítima do único lado que podia identificar, e é por isso que o considero uma figura trágica: pois era um grande homem e, o que é principal tinha o fogo sagrado.”.

"Quanto mais profundas forem as 'camadas' da psique, mais perdem sua originalidade individual. Quanto mais profundas... mais coletivas se torna... O carbono do corpo humano é simplesmente carbono; no mais profundo de si mesma, a psique é universo”.